Jornalismo Impresso Diário
Impresso diário
Por Cibele Portela
O dia de trabalho começa cedo na redação. O jornalista Ednelson Prado conta que geralmente pela manhã, há a reunião de pauta para discutir quais serão os principais assuntos abordados. É claro que muita coisa pode acontecer ao longo do dia, mas a reunião de pauta permite a rotinização do trabalho jornalístico.
Após a reunião de pauta o jornalista vai à campo, onde desenvolverá sua pauta. A reportagem também pode ser feita por telefone ou e-mail, tudo varia conforme o assunto e disponibilidade da fonte. A partir daí, seu trabalho deve ser cuidadoso e a apuração precisa, tudo isso sem se esquecer do fator tempo. O jornalista deve buscar conhecer os detalhes e conversar com as fontes, isso lhe permitirá um trabalho mais exato e credível. Os fatos sustentarão sua reportagem. As imagens também contribuem para uma boa reportagem, desta forma, o fotógrafo assume uma tarefa imprescindível dentro do jornal.
De volta à redação, o jornalista irá redigir o texto, com base em suas anotações ou gravações. Seu texto deve ser claro e informativo. Após ser escrito, o texto é encaminhado aos programadores e revisores de texto. As páginas começam a ser montadas e diagramadas. A edição é fechada e encaminhada para o editor para os ajustes finais. Durante a madrugada o jornal é encaminhado para a gráfica e à seguir é distribuído para a venda e consumo do leitor.
Ednelson Prado caracteriza o profissional do jornalismo impresso como uma pessoa analítica, meticulosa e versátil, um investigador nato. Com o aprimoramento das técnicas e desenvolvimento de novas tecnologias, o trabalho do jornalista sofreu algumas mudanças. Na redação foram criadas editorias afim de especificar os assuntos facilitando o acesso do leitor.
Um dos desafios da profissão é o próprio tempo, além da responsabilidade da escrita. Isso ainda tende a piorar, já que as redações estão cada vez mais reduzidas. Com equipes pequenas, o jornalista acaba sobrecarregado, tendo que cumprir, às vezes, mais de cinco pautas em um mesmo dia. Tal fato pode comprometer o trabalho de jornalista, já que a apuração pode ser prejudicada durante esse processo.
Desde as reuniões de pauta, até o produto final que chega nas mãos do editor, o jornalista lida com assuntos diversos durante o dia. A habilidade de escrever, avaliar e condensar os fatos, podem ser listados como alguns dos desafios da área. Segundo Ednelson Prado, o aprendizado que se ganha nas ruas é imenso, e contribuí muito para a formação do profissional enquanto ser humano. Desta forma, ir as ruas é essencial, não é só de telefone e internet que vive a apuração. O jornalista deve se arriscar, “brigar” para que a pauta seja cumprida de forma satisfatória.
Fonte: Facomb