Estrutura curricular
A estrutura curricular do curso atende aos seis eixos de formação profissional que estão
dispostos nas Diretrizes Curriculares do Curso de Jornalismo aprovadas pelo MEC. Esses eixos
são:
Fundamentação Humanística: componentes que visam capacitar o jornalista para
exercer a sua função intelectual de produtor e difusor de informações e conhecimentos de
interesse para a cidadania, privilegiando a realidade brasileira, como formação histórica,
estrutura jurídica e instituições políticas contemporâneas; sua geografia humana e economia
política; suas raízes étnicas, regiões ecológicas, cultura popular, crenças e tradições; arte,
literatura, ciência, tecnologia, bem como os fatores essenciais para o fortalecimento da
democracia, entre eles as relações internacionais, a diversidade cultural, os direitos individuais
e coletivos; as políticas públicas, o desenvolvimento sustentável, as oportunidades de esportes,
lazer e entretenimento e o acesso aos bens culturais da humanidade, sem se descuidar dos
processos de globalização, regionalização e das singularidades locais, comunitárias e da vida
cotidiana.
Fundamentação Específica: componentes que visam proporcionar ao jornalista
clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão, tais como:
fundamentos históricos, taxonômicos, éticos, epistemológicos; ordenamento jurídico e
deontológico; instituições, pensadores e obras canônicas; manifestações públicas, industriais e
comunitárias; os instrumentos de autorregulação; observação crítica; análise comparada;
revisão da pesquisa científica sobre os paradigmas hegemônicos e as tendências emergentes.
Fundamentação Contextual: componentes que visam embasar o conhecimento das
teorias da comunicação, informação e cibercultura, em suas dimensões filosóficas, políticas,
psicológicas e socioculturais, o que deve incluir as rotinas de produção e os processos de
recepção, bem como a regulamentação dos sistemas midiáticos, em função do mercado
potencial, além dos princípios que regem as áreas conexas.
Fundamentação Profissional: componentes que visam fundamentar o conhecimento
teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de gestão, produção, métodos
e técnicas de apuração, redação e edição jornalística, possibilitando-lhes investigar os
acontecimentos relatados pelas fontes, bem como capacitá-los a exercer a crítica e a prática
redacional em língua portuguesa, de acordo com os gêneros e os formatos jornalísticos
instituídos, as inovações tecnológicas, retóricas e argumentativas.
Aplicação Processual: componentes que visam fornecer ao jornalista ferramentas
técnicas e metodológicas, de modo que possa efetuar coberturas em diferentes suportes:
jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, assessorias de imprensa
e outras demandas do mercado de trabalho.
Prática Laboratorial: componentes que visam adquirir conhecimentos e desenvolver
habilidades inerentes à profissão a partir da aplicação de informações e valores. Possui a função
de integrar os demais eixos, alicerçado em projetos editoriais definidos e orientados a públicos
reais, com publicação efetiva e periodicidade regular, tais como: jornal, revista e livro, jornal
mural, radiojornal, telejornal, webjornal, agência de notícias, assessoria de imprensa, entre
outros.
Fonte: PPC