de Deus

Goiânia sedia 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

O ENPJ reúne professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes para debater os rumos do ensino de jornalismo em todo o Brasil. A Universidade Federal de Goiás (UFG) integra comissão local do encontro.

Por Edson Spenthof

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai sediar o 16º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ). A comissão local é composta pelos cursos de Jornalismo da UFG, PUC Goiás, Faculdade Araguaia, Faculdade Sul-Americana  - Fasam e Faculdades Alfa, de Goiânia, além da Iesriver, de Rio Verde. A novidade é que, desta vez, o evento será realizado no segundo semestre, precisamente nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro de 2016, e não no período próximo ao feriado de 21 de abril ou de 1º de maio, como de costume. A mudança de data permite a inclusão do evento nacional no calendário de comemorações dos 50 anos do ato de criação do curso de Jornalismo da UFG, responsável pela organização local do evento.

Como é sabido dos participantes e de todos os que acompanham o calendário nacional de eventos da área da comunicação e do jornalismo, especificamente, desde o ano de 2012, os encontros nacionais promovidos pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) se realizam a cada dois anos. O último foi realizado no período de 24 a 26 de abril de 2014, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR). A direção do FNPJ está discutindo a programação, que será divulgada oportunamente. E o curso de Jornalismo da UFG, por sua vez, já tem comissão organizadora instituída e em plena atividade.

Tradicionalmente, a programação contém o Colóquio Andi (parceria FNPJ-ANDI), o Pré-Fórum Fenaj (parceria FNPJ-FENAJ), a conferência de abertura, quatro a seis mesas de debates, o Encontro Nacional de Coordenadores de Cursos de Jornalismo, seis Grupos de Pesquisa (GPs), nos quais são apresentados os resumos expandidos e os artigos científicos dos professores e profissionais (Projetos de Extensão em Jornalismo, Pesquisa na Graduação, Produção Laboratorial – Impressos, Produção Laboratorial – Eletrônicos, Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo e Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino), espaço para os pôsteres dos estudantes e a assembleia dos sócios. O Encontro de 2016 terá um espaço especial para a comemoração nacional do jubileu de ouro do curso de jornalismo da UFG e também para a eleição e posse da nova diretoria do FNPJ.

Fonte: Site Oficial do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo

Categorias: ENPJ congresso Professores