
Docentes do curso de Jornalismo debatem momento atual da Comunicação no País
Num momento em que a sociedade se mostra preocupada com as iniciativas do governo interino em relação à Ciência e à Educação, docentes do curso de Jornalismo da FIC contribuem na discussão acadêmica sobre o campo da Comunicação durante Congresso Intercom Centro-Oeste, que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes da Região.
Luciene Dias participa de fórum sobre Direitos Humanos e Cidadania
A professora Luciene de Oliveira Dias (UFG) participa, juntamente com a professora. Núbia da Cunha Simão (PUC Goiás), do fórum “Direitos Humanos e Comunicação”, hoje, dia 19, primeiro dia do Congresso Intercom Centro-Oeste 2016.
Luciene conta que pretende focar na discussão sobre ações afirmativas. “O objetivo é provocar as pessoas a pensarem o que a comunicação, especialmente o jornalismo, tem a ver com isso enquanto elemento importante para a conquista de cidadania e direitos humanos”, ela diz.
Mediado pelo professor e diretor da FIC, Magno Medeiros da Silva, o encontro acontece das 15h às 17h, na sala 207 do Bloco B da PUC Goiás, em Goiânia.
Signates debate Comunicação, Política e Cidadania
Amanhã, segundo dia da programação, o professor Luiz Antônio Signates Freitas inicia as atividades do Congresso, às 8h, com a participação na mesa de debates sobre “Comunicação, Política e Cidadania”, juntamente com os professores Pedro Santos Mundim (UFG) e Luíz Cláudio Martino (UnB), com mediação do prof. Luiz Carlos do Carmo Fernandes (PUC Goiás/UFG).
Signates acredita que temos hoje no Brasil um sistema de comunicações formado por organizações pouco comprometidas com a democracia e com a cidadania. “A adesão desse sistema ao projeto golpista que se consolida no país traduz a profunda crise provocada pela falta de democratização do sistema que aglutina as instituições de comunicação”, ele explica.
“E se nos referirmos à prática profissional do jornalismo”, acrescenta, “a importância desse tema se agiganta, pois, ao falarmos de um alinhamento do jornalismo a movimentações antidemocráticas, estamos tratando de uma contradição quase absurda, do ponto de vista da história da profissão, que, desde as revoluções liberais, sempre foi símbolo de defesa da própria democracia”.
Signates sintetiza que “não é possível falar a sério de democracia sem tratarmos das bases da comunicação, afinal, a comunicação não apenas é um instrumento ou um mecanismo: ela é o próprio modo de ser da democracia”.
Rosana Borges aborda Comunicação e Educação
Ainda no segundo dia do evento, a professora Rosaga M. Ribveiro Borges fala sobre a relação entre os conteúdos televisivos e a educação, com ênfase nos veiculados nas emissoras educativas e culturais, das 14h às 16h, no Teatro PUC. Participam também da mesa, as professoras Mirza Seabra Tosch (UEG) e Cleide Aparecida C. Rodrigues (UFG). Intitulado “Interfaces da relação entre comunicação e educação”, o debate será mediado pela professora Ângela Teixeira de Moraes.
Ana Carolina avalia pesquisa em Comunicação
Na sexta-feira, terceiro e último dia do Congresso, a professora Ana Carolina Rocha Temer integra o painel Pesquisa em Comunicação no Centro-Oeste. Os demais participantes são o professor Gustavo de Castro e Silva (UnB) e a professora Rafiza Luziani V.Ribeiro Carvalho (UFMS). A professora Ana Carolina avaliará a situação da Pós-graduação em Comunicação em Goiás e abordará as perspectivas da área. O encontro ocorre no Teatro PUC, de 10h30 às 12h30 no Teatro PUC.
Confira a programação dos debates .
Fonte: FIC
Categorias: Notícias & Eventos