Atlético x Goiás. A nova soberania do futebol goiano
Os dois times vem dominando as ações do futebol goiano nos últimos anos, deixando de lado tradicionais rivais como o Vila Nova e o Goiânia.
Por Hygor Ferreira
Depois de ter ressurgido das cinzas, em 2006, o Atlético vem fazendo frente ao poderoso Goiás, no campeonato goiano. Os dois clubes vem desde aquele ano, monopolizando as finais da competição. Segundo a Federação Goiana de Futebol, FGF, das ultimas nove edições, incluindo a de 2014, os dois só não estiveram juntos na final em 2008 e 2010.
No confronto geral, que teve inicio na década de 40, os esmeraldinos levam vantagem em cima do dragão. Dos 183 jogos, o Goiás venceu 82 e o Atlético ganhou 54 vezes. Mas o que vem marcando os últimos encontros das duas equipes é o empate. Já foram 47 no total. E em finais, o resultado é mais frequente do que em qualquer outro jogo. Em decisões do goianão somam-se 9 empates.
Já nos confrontos apartir de 2006, os números são mais apertados. Segundo a FGF foram 30 jogos entre os dois, sendo 13 empates, 9 vitórias do verdão e 8 do dragão. O numero de gols marcados também é muito parecido, são 32 para o Atlético e 35 para o Goiás. Mas o que poderia explicar esses resultados, e esse monopólio no estado das duas equipes?
O lado atleticano
Segundo o torcedor atleticano Márcio Faria, o fator principal dessa soberania das duas equipes é principalmente as administrações que ambas possuem. O Atlético com o seu presidente atual, Valdivino de Oliveira, saiu da lama em 2006 e o do rival Goiás já há algum tempo tem feito uma boa administração com a familia Pinheiro.
Outro fator, de acordo com o torcedor é o financeiro. " Os dois têm patrocinios fortes, que faz muita diferença no futebol, principalmente aqui para os times goianos.". Além disso Márcio reforça a tradição que as equipes têm no estado. "O Dragão foi o primeiro campeão goiano e já conquistou muitos títulos. E o Goiás é o maior campeão goiano.", conclui.
O lado Esmeraldino
Já o torcedor do time esmeraldino Fernando Dias, cita além do fator financeiro, a estrutura que ambos têm. A estrutura do Goiás faz toda a diferença. "Eles têm três centros de treinamentos, um estádio bom, além de muitos profissionais que dão apoio aos atletas." Fernando acrescenta que o atlético também esta crescendo, pois "possui um centro de treinamento bom , além de estar reformando o seu estádio."
O torcedor também não deixou de alfinetar o rival Vila Nova, afirmando que esse monopólio das equipes também tem a ver com a má fase de alguns rivais. Como analisa eles não vivem um bom momento financeiro e não possuem bons administradores. O Vila, por exemplo, não chega a uma final do Goianão desde 2005, ano em que o Tigre foi campeão pela última vez.
Source: FIC