O poeta que renasceu no Facebook
A história do morador de rua que encontrou sua família pelas redes sociais
Por Átila Giovani
Com mais de 1,2 bilhão de usuário no mundo inteiro, o Facebook chega a 2014 com o status de a maior rede social do planeta. E para para comemorar os 10 anos de existência, o site do Vale do Silício, lançou recentemente 10 curta documentários com incríveis histórias de relações humana que tiveram alguma conexão com a sua rede de relacionamento.Numa desta história lançada pelo Facebook, o ex-morador de rua Raimundo Arruda Sobrinho, de 76 anos, ficou conhecida após sua família, que mora em Goiânia, reencontrá-lo em um fan page.
Raimundo nasceu na Zona Rural de Goiás, viveu quase 34 anos na condição de morador de rua na cidade de São Paulo. Neste período, ele perdeu o contato com seus familiares. Na mudança para capital paulista, Raimundo chegou a trabalhar como vendedor de livros e jardineiro para sobreviver e chegou até mesmo a escrever alguns poemas e tentou vender o material, mas ninguém se interessou pelos seus escritos.
Devido as dificuldades financeiras e não ter condições de pagar um aluguel, Raimundo acabou virando morador de ruas em São Paulo. No ano de 2011, a sorte do poeta mudou quando seu irmão o achou através de uma página no Facebook. Raimundo saiu das ruas e foi morar com a família em Goiânia. Até hoje ele possuiu seu perfil ativo na web, e por lá ainda divulga seu trabalho.
Um anjo na vida do poeta
A página do poeta no Facebook foi criada por Shalla Monteiro, uma moradora da região onde o poeta viveu por quase 19 anos. Ele habitava no canteiro central, no Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, no que ele chamava de “Ilha”. A publicitária revelou que, em seu primeiro encontro com o poeta Raimundo, ele lhe perguntou se ela queria um pedaço de papel, e a entregou um poema. Por causa disso, ela afirma que teve a honra e o privilégio de conhecer uma pessoa tão especial como ele.
Shalla começou, então, a colecionar seus poemas. Com o tempo, decidiu publicar o trabalho do “poeta das ruas” no Facebook, o que acabou mudando completamente a vida de Raimundo. Em setembro de 2011, o irmão do poeta, o empresário Francisco Arruda de Goiânia, entrou em contato, buscado informações sobre o paradeiro de irmão que estava desaparecido. Franscisco chegou a viajar para São Paulo por seis vezes antes de conseguir levá-lo para Goiânia. Ele se diz aliviado por ter cumprido a promessa que fez à mãe antes de sua morte, de achar e cuidar de seu irmão mais velho desaparecido.
O "El Condicionado"
Shalla Monteiro chegou a viajar diversas vezes para Goiânia, a fim de organizar os poemas de Raimundo com objetivo de publicar um livro intitulado "El Condicionado". Segundo a publicitária, está tudo pronto para a publicação, agora estão analisando as propostas das editoras para iniciar a publicação do mesmo. Devido a sua gravidez, Shalla pediu licença para se dedicar ao nascimento do seu filho, atrasando um pouco o projeto. A publicitária descobriu que estava grávida, numa viagem que fez para Goiânia, para passar aniversário de 75 anos junto do poeta Raimundo.
A amiga do poeta nunca imaginou que poderia encontrar a família de Raimundo numa rede social. Isso tudo aconteceu de maneira natural. Ela acrescenta que a página no Facebook era uma maneira de ajudá-lo, apesar dele não pedir nada a ninguém. Segundo Shalla, o que poderia fazer diferença na vida dele era o reconhecimento da pessoa que ele era, por isso teve a ideia de criar a página na rede social.
Sobre a condição de escritor, Raimundo recusa o título, e explica que escreve porque foi alfabetizado e chegou um momento em sua vida que precisou escrever. Ele ressalta que não se considera um poeta, apenas sente a necessidade de documentar o que se passa ao seu redor.
Fonte: FIC