Crossifit, uma nova forma de treinamento

A técnica utiliza movimentos básicos e está presente na preparação de policiais como da SWAT americana.

Por Hygor Ferreira

Criada pelo ex-ginasta Greg Glassman na década de 80, o crossfit é um programa de treinamento que utiliza exercícios funcionais, aqueles do dia a dia, para obter um melhor condicionamento físico. Em princípio a modalidade envolvia somente treinamentos de alta intensidade com treinos intervalados. Com o tempo, porém, Greg aprimorou o crossfit e mesclou tanto movimentos da ginástica, do atletismo quanto do levantamento de peso.

O crossfit pode ser considerado o “esporte do fitness”, que envolve movimentos como pular, saltar, correr, levantar pesos, mas feitos em alta intensidade. O treino leva o praticante a carregar altas cargas, como o próprio peso do corpo, por longas distâncias em um menor tempo. Assim, o trabalho físico aumenta e a intensidade também, como afirma o site crossfit brasil.

O site crossfit 2026 diz que a modalidade treina o indivíduo para desenvolver o corpo de forma global e equilibrada, ou seja, treina a pessoa como um todo, diferente das academias tradicionais que normalmente treinam um musculo específico. Outra diferença está na rotina. No crossfit ela não existe, os treinos são diferentes a cada dia.

Conceitos do crossfit

Segundo um artigo publicado no site enforma.net, para se chegar a um bom condicionamento físico, a modalidade utiliza três conceitos básicos. O primeiro é conhecer as aptidões físicas: resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Cada uma delas pode ser melhorada com os exercícios corretos.

O segundo é fazer bem qualquer tarefa. Esse conceito é avaliado comparando-se o desempenho antes e depois as instruções. O terceiro conceito engloba as vias que geram energia para o corpo durante uma atividade física, que são as atividades de alta, média e baixa potência.

CrossFit Games

Os jogos crossfit são realizados para ver quem são os homens mais aptos do planeta. A competição que é realizada em Los Angeles, nos EUA, acontece a cada verão. O torneio conta com provas masculinas, femininas e ainda as que envolvem pessoas com mais idade. Esses são os grupos etários de mestrado, que são as pessoas com mais de 40 anos, além de uma prova mista. A cada edição a uma mudança nas provas, fazendo com que os atletas cheguem ao local de prova sem conhecer o que vão enfrentar pela frente.

Os jogos são realizados desde 2007. Com o aumento de popularidade da modalidade, os patrocínios também aumentam, e com isso os prêmios melhoram. Na primeira edição, o prêmio foi de 500 reais e na última edição, em 2013, chegou a 250 mil dólares, como afirma o site crossfitbrasil.

Fonte: FIC