Jornalismo aplicado em Revista
Jornalismo de Revista
Por: Giuliane Alves
De acordo com a jornalista Marilia Scalzo, a existência de uma revista se dá por diversas coisas, principalmente pela relação que se tem com o público. Ela é um veículo de comunicação, um produto, um negócio, uma marca, um objeto e tantas outras coisas. Revistas são direcionadas a um tipo certo de público e têm uma linguagem leve e dinâmica. O grupo é selecionado, e varia de revista para revista, além disso, para se obter maior êxito com a publicação, é preciso delimitar o tema dando identidade ao produto.
A durabilidade de uma revista ocorre, não somente de textos bons e interação com o leitor, mas também é preciso seguir a época, as tendências, evoluir junto com o tempo.
É preciso ouvir os leitores para chegar ao formato ideal de uma revista, e esse contato com o leitor é feito por vários métodos. Espaços são reservados para o leitor, atendimento personalizado, pesquisas, cartas, telefonemas, e-mails, tudo isso para agradar cada vez mais o público. Como as revistas não saem todos os dias, normalmente são publicadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, é preciso explorar novos ângulos, notícias exclusivas, é necessário mostrar o que ninguém viu ainda, o que ninguém sabe.
O mercado das revistas está cada vez mais concorrido, além disso, a disputa por anunciantes são acirradas. Ainda assim, as revistas já sabem que não podem depender só de publicidade, em alguns países as revistas trazem a programação da televisão, e também viram catálogos, onde atrai o leitor a comprar os produtos utilizados nas produções fotográficas. Outra saída para o mercado de revista são as revistas feitas sob medida para empresas, ou seja, feitas sob encomenda.
Os novos meios de comunicação, que surgem a cada dia, impactam consideravelmente o mundo das revistas. Mas para não entrar em crise, é preciso fazer uma junção desses meios, relacionando-os, além disso, é preciso identificar suas especialidades e oferecer o que os outros meios não podem dar conta.
Marilia Scalzo afirma que para ser um jornalista de revista é preciso aplicar as mesmas regras básicas de um profissional dessa área. A primeira é escrever para o leitor, ele sempre está em primeiro lugar. O texto é detalhado, fugindo um pouco dos textos de jornalismo de jornais que quase sempre são superficiais e ligeiros, feitos para apenas passar a notícia. No jornalismo de revista, não existe trabalho se não for em equipe.
Source: Facomb