Festval de cinema de Goiânia começa a sua sétima edição

É crescente o aumento da produção de cinema goiano e a divulgação dos filmes nos festivais de cinema

Por Wynne Carneiro

 

 

A abertura da 7° edição do FestCine Goiânia, que tem como lema “ Tudo pelo cinema nacional”, contou com a presença de convidados homenageados, personalidades do meio artístico goianiense e do público em geral, que compareceu em peso para prestigiar a abertura do festival. O FestCine ocorre entre os dias 4 e 11 de novembro e vai exibir 12 longas-metragens nacionais e 12 curtas-metragens goianos.

 

 

A iniciativa do festival de cinema na capital é uma parceria da Secretaria de Cultura, da Secretaria de Educação e da Universidade Federal de Goiás, com as produtoras locais de cinema. Na abertura do evento estavam presentes o pró-reitor de cultura da Universidade Federal de Goiás, Anselmo Pessoa e o reitor da universidade Edward Madureira que apoiaram o festival. Estava presente também o professor de cinema da UFG, Lisandro Nogueira.

 

Lisandro Nogueira fez uma análise sobre o atual momento do cinema goiano e dos festivais de cinema no país. Segundo ele, a produção goiana está vivendo um momento bem diferente de quando ele começou a se interessar por cinema. O professor acredita que as leis de incentivo são as grandes motivadoras para que os cineastas possam desenvolver as ideias e concretizar filmes, sejam longas ou curtas.

 

Lisandro falou também que Goiás e, consequentemente, Goiânia, já estão inseridos no cenário nacional de produções cinematográficas. Ele salienta que já temos três festivais que já estão no calendário anual de cinema da cidade. Além do FestCine, a capital dispõe do Goiânia Mostra Curtas e ainda temos o Fica( Festival de Cinema e Video Ambiental) que acontece na cidade de Goiás que é o mais expressivo dos festivais. Lisandro afirma que apesar do incentivo já existente, a produção ainda é pequena e que é necessário motivar a nova safra de cineastas goianos que não devem nada aos cineastas dos grandes centros do país.

 



Source: Facomb