Qualificação é problema na busca de empregos temporários
Desempregados acham a solução dos problemas no período de Natal. Apesar de sobrarem vagas falta qualificação.
Por Sarah Marques
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, CNDL, prevê a criação de 160 mil empregos temporários para o Natal deste ano. A estimativa reflete o otimismo do varejo para as vendas de fim de ano. O número corresponde a uma alta de 10% nas contratações de temporários sobre 2010, quando o comércio gerou 144 mil postos de trabalho, e de 28% sobre 2009, com 125 mil contratações.
A supervisora da Escola de Varejos do Banco de Talentos da Câmara de Dirigentes Logístico de Goiânia, CDL, Mery Dias Ferreira, diz que as vagas do emprego temporário estão sobrando. “È um problema de mercado, tanto aqui em Goiânia quanto no Brasil inteiro, está tendo muitas vagas e faltam pessoas qualificadas, que tenham postura e o mais importante, a atitude de querer muito trabalhar”, analisa.
Segundo a supervisora, o que falta mesmo é a vontade de trabalhar, pois as pessoas vão procurando emprego e não trabalho, e por isso as vagas estão sobrando. Mery diz que o setor mais procurado é o de vendas e fala sobre os benefícios do emprego temporário. “ No emprego temporário, a pessoa tem oportunidade, já que ela não tem muita experiência de entrar pro mercado de trabalho”, comenta.
Portanto, a dica de muitos especialistas em contratação para empregos temporários é a de que o candidato demonstre atitude e disponibilidade e assim a empresa pode se motivar a lhe oferecer o emprego.
Source: Facomb