Grade aberta é inovadora, diz Angelita
Desde 2004, alunos de jornalismo têm mais liberdade para conduzir sua formação
Por Giuliane Cibele Alves
A ex-coordenadora do Curso de Jornalismo da UFG, Angelita Pereira, contribuiu de forma significativa na montagem da nova Matriz Curricular do curso, a qual foi implantada em 2004 na Facomb. Em entrevista ela revelou que a primeira mudança no regime, foi que de anual passou a ser semestral. Isso permitiu maior dinamicidade, pois disciplinas novas surgiram como seminários e laboratórios orientados, despertando mais interesse de professores e alunos.
Angelita declarou que enfrentou muitos problemas para estabelecer a grade aberta. Contudo, a matriz possibilita que o aluno direcione seu curso de modo que saia da universidade formado na ênfase desejada. Ela confessou que possíveis problemas podem ocorrer, mas considera que qualquer um pode ser resolvido no novo sistema implantado.
De acordo com alguns alunos de jornalismo, a matriz curricular é bastante satisfatória, pois oferece ao aluno teoria e prática. Segundo Rafael Miranda do 2° período é muito interessante ter teoria no primeiro ano de faculdade, porque estas disciplinas vão ser base para as práticas. Já Iure Queiroz do 7° período questiona a quantidade de matérias teóricas e fala que é preciso ter mais disciplinas práticas, pois estas fazem o aluno aprender de verdade. Quanto a grade aberta ambos responderam que é eficaz e importante na formação do aluno, pois visa não só a vida acadêmica mas também o pós universidade.
A estrutura curricular
O curso é ofertado predominantemente no turno matutino, tem duração mínima de oito semestres, e o discente deve cumprir uma carga horária mínima de 2750 horas/aula, sendo 2600 horas/aula e mais 150 horas de atividades complementares.
Portanto, as disciplinas são distribuídas da seguinte forma: 860h/a de Núcleo Comum,ou seja disciplinas que são indispensáveis para a formação do aluno. O Núcleo Específico são 1470h/a e as disciplinas são optativas. Por isso, ele possibilita ao aluno escolher as disciplinas que o tornarão capaz de atuar profissionalmente nas áreas que compõem a Comunicação Social (mídia impressa, mídia eletrônica e pesquisa).
Fonte: Facomb