Ônibus em destaque

Rede Metropolitana de Tranporte Coletivo (RMTC) faz melhorias em goiânia e trabalha para fazer mais

Pedro Marinho

 

Em meio a tanta correria, em que o cotidiano é ditado pelas normas do Capitalismo, nota- se como a sociedade tem que se virar para alcançar seus objetivos. Como é o caso da locomoção que as pessoas precisam para ir ao trabalho, ou estudar. Muitas dessas pessoas precisam de transporte coletivo para realizar seus compromissos.

Por conta dessa necessidade da sociedade de usufruir dos ônibus da cidade, foi criada uma rede para ajudar o governo no quesito transporte. A RMTC é que faz o monitoramento dos ônibus, das linhas e da frequência, ou seja, tudo que envolve transporte coletivo passa pela RMTC.


Transporte

O sistema de ônibus em Goiânia é muito criticado por muitos daqueles que utilizam desse meio para se locomover. As reclamações são em função de atrasos, de falta de ônibus e de super lotação. Muito desses problemas são efeitos da falta de planejamento específico para o transporte coletivo. O foco das ações de trânsito feitas pelo governo tem como objetivo o transporte individual.

 

A estudante Tallita Guimarães mostrou sua insatisfação com o transporte, afirmando que os ônibus são muito demorados e quando passam, sempre estão muito lotados. Já a funcionária pública Regina Lúcia afirma que o transporte já foi pior, que ela tem notado melhorias nos terminais, melhorias também na frequência de ônibus em determinados períodos.

 

RMTC

 A RMTC abrange o município de Goiânia e mais 17 municípios que formam o seu entorno, cuja área territorial somada é de 6.576km.

Dos 18 municípios atendidos pela RMTC, destacam-se cinco deles: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade, Senador Canedo e Goianira. Nestes municípios residem 1.855.418 habitantes, representando 93% do total de habitantes dos municípios constituintes da RMTC.

A Rede é formada por 257 linhas de ônibus, com um modelo de ampla integração físico-tarifária entre elas, estruturada através de 20 terminais de integração e de centenas de pontos de conexão eletrônica, distando os locais de integração no máximo 1.000 metros de qualquer residência, o que possibilita o atendimento de qualquer desejo de viagem, para qualquer destino em toda a região metropolitana de Goiânia, pagando-se uma única tarifa integrada, fato este pioneiro no Brasil.

 

Serviço de informação

O serviço de informação da RMTC procura melhorar a qualidade do transporte também no que diz respeito a informação e a comunicação com quem precisar utilizar o transporte. Segundo o gerente Luis Fernando Guimarães, estão sendo desenvolvidos vários produtos de informação com essa finalidade. Podemos destacar alguns deles:

 

 

SMS com horário em tempo real, o que possibilita ao usuário do transporte coletivo saber com precisão o horário exato da chegada do veículo da linha correspondente no ponto de parada via sistema de GPS, que foi instalado em todos os ônibus da frota metropolitana, um sistema pioneiro no Brasil.

Ele ainda comentou sobre o call center, que é utilizado não só para fornecer informações, mas tem o papel muito importante de ouvidoria. O cliente faz sua reclamação, esta é encaminhada ao departamento responsável, que obrigatoriamente num prazo de cinco dias deve dar uma resposta ao questionamento anterior. Outro benefício da RMTC é o site, que foi projetado para ser uma ferramenta ao alcance do cliente com todas as informações referentes à rede metropolitana, como mapas de linhas, intervalos de horário, localização de pontos de parada, descritivo da rede, além de ferramentas interativas como o tempo real de chegada no ponto e o planejamento da viagem via Google maps.

Fonte: FACOMB