Velhas práticas com novos caminhos
Domínio paulista de mercado chega a Goiás e comerciantes investem muito na venda que tem suprido necessidades financeiras internas
Guilherme Semerene Costa Gomes
A dependência dos pequenos e médios centros em relação aos grandes é muito visível no nosso país. Um Brasil de grandes desigualdades sociais que consequentemente fizeram nascer os problemas de concentração de renda, que é uma questão muito grave e de difícil resolução.
Para muitos o estado de São Paulo já se tornou uma cidade de serviços, ou seja, uma cidade pós industrial. Mas porque as fábricas não estão mais no estado paulista? Essa explicação é lógica e simples. As grandes empresas preferiram montar suas fábricas em pequenos centros fugindo de grandes impostos, leis ambientais e sendo beneficiadas pela guerra fiscal. Mas isso não funciona na prática da mesma forma que é a teoria.
Funcionamento
Esse processo de compra e venda de São Paulo para Goiânia é formado por várias etapas. O início, com a fabricação dos produtos e o fim na venda dos mesmos. Os produtos mais importantes são eletro-eletrônicos, joias e malhas.
Em Goiás o que mais se importa de São Paulo são joias e semi-joias que são compradas no atacado paulista e vendidas no varejo goiano. O transportador de mercadorias Manoel Nunes defendeu esse intercâmbio de peças: “É muito simples o processo. Meu meio de condução é o avião e todos os lugares onde vou sou bem recebido, tratado com cordialidade”. Manoel também questionou sobre roubos e os principais períodos de vendas: “Nunca aconteceram furtos, mas é sempre bom ficar atento. Dia das Mães e Natal são as principais épocas de lucro para nós. As mulheres nos adoram”, brincou Manoel.
O empresário do setor Marco Aurélio C. Brandão disse que a ideia de trabalhar com este tipo de produto começou com o seu avô e dura com solidez até hoje. “Gosto muito do que faço e me sinto contente de fazer parte de um ramo que gera muito lucro e um número grande de empregos nas diversas áreas da nossa produção”, Marco Aurélio também foi questionado sobre o acesso a esses produtos e a qualidade do material:” Os produtos são de fácil disponibilidade, pois estão em grandes centros comerciais e têm excelente qualidade. Foram feitos por profissionais muito bem preparados”.
Resultados
A partir do bom desempenho obtido falam-se muito sobre novos caminhos do comércio de folheados. Pessoas de todo o Brasil querem participar, desenvolvendo novos projetos, ou seja, ampliando possibilidades no setor em novos centros urbanos. Manaus seria um grande desafio. A cidade que está localizada longe dos grandes pólos, poderia render bons frutos.
Questionamentos sobre o porquê de Goiânia não ter uma matriz do setor é muito criticado. Marco Aurélio nos contou o que se passa: “Não temos condições de competir com os grandes empresários paulistas. Mas estamos crescendo e quem sabe um dia com todos os empresários unidos em Goiás, possamos formar nossa própria empresa”.
Outra parte importante de todo esse processo são os clientes, em geral mulheres que procuram preços mais acessíveis, mas com mesma qualidade. A cliente de Goiânia, Camila Ribeiro opinou: “ A prática de vender os produtos mais caros no atacado é digna, afinal eles também estão buscando seu sustento. Espero encontrar nestas joias preços bem diferentes em relação ao shopping”.
Vemos que o Brasil está crescendo com velocidade e achamos que nada pode nos parar. Dessa forma, investimentos como este tem grande importância, pois gera renda, emprego e diminui as dificuldades de um povo que precisa muito de ajuda.
Source: Facomb