Escola e trabalho para jovens

Fundação inclui jovens das classes D e E no mercado de trabalho

Por Filipe

A fundação Pró-Cerrado, através do Núcleo Bernardo Sayão, lançou em Anápolis há 6 anos o Programa jovem Cidadão que visa preparar os jovens de classes menos favorecidas para o tão competitivo mercado de trabalho. O Programa atua através de parceria com empresas públicas ou privadas da cidade, inserindo os participantes do Programa nessas empresas. 

Em seu centésimo terceiro ano de emancipação, Anápolis tem demonstrado um grande potencial econômico. O município experimenta um período de grande crescimento comercial e industrial, possuindo hoje o maior pólo farmoquímico da América Latina, o único Porto-Seco do Brasil, além de empresas multinacionais. A busca por mão-de-obra qualificada torna-se nesse contexto essencial, e partindo dessa demanda que o Programa Jovem Cidadão vem agindo com maior intensidade nos últimos anos.
 
Requisitos
“O principal requisito é que os jovens estejam estudando”, afirma a professora Regiane Machado Borges, uma das orientadoras do Programa. Segundo ela, o Programa também visa incentivar a permanência dos jovens na escola, diminuindo a evasão escolar. Os candidatos devem ter entre 14 e 17 anos e um bom currículo escolar. Com todos esses requisitos cumpridos, eles se dirigem à uma agência da Fundação com todos os documentos pessoais para efetuarem a inscrição.

Logo após a admissão no Programa, os jovens participem de um curso técnico em Ocupações Administrativas, sendo posteriormente encaminhados para trabalharem em empresas cadastradas no Programa. Segundo a professora Regiane, os jovens recebem ainda, atendimento psico-social através de uma equipe multidisciplinar. Outro fato importante destacado pela orientadora é que, durante o período que os jovens participam do Programa, eles trabalham por meio período e com as carteiras de trabalho assinadas.
 
Empresa
A Fundação Pró-Cerrado é uma empresa privada, e não um órgão governamental. “Somos uma empresa privada sem fins lucrativos e sem qualquer vínculo com o governo”, afirma a professora. A Fundação atua em várias cidades do estado de Goiás, sendo o Programa Jovem Cidadão criado e desenvolvido especificamente em Anápolis.

A Pró-Cerrado cadastra as empresas interessadas em participar do Programa, após esse processo, essas empresas estão aptas a participar oferecendo aos jovens uma oportunidade de trabalho. “A permanência dos jovens no Programa é de 23 meses, mas a maioria deles após esse período, são contratados pelas empresas de forma permanente,” conclui a professora afirmando a eficácia do projeto na cidade.

Fonte: Facomb