Nas ondas do rádio

Branco Lemos fala de sua experiência com o segmento jovem.

Por Sindy Guimarães

Branco Lemos, hoje diretor executivo da Rede Sucesso FM, começou sua carreira na rádio Cancella 2 FM 93,7 como locutor, em Ituiutaba/MG. Devido sua experiência em rádio e televisão goianos, Branco já teve diversas propostas de trabalho fora do estado, e até do país, como reconhecimento do seu trabalho e de sua experiência na área. “Diferente da maioria das pessoas, desde criança me imaginei trabalhando com voz, comunicação, e consegui realizar meu desejo. Eu trabalho com a minha paixão”, diz.
 
O que mais intriga as pessoas quando ouvem falar de você é o seu apelido, “Branco”. Como surgiu esse apelido?

Branco Lemos: Quando comecei no rádio, o primeiro obstáculo foi meu próprio nome (risos). Por ser muito complicado, o coordenador da rádio resolveu que eu precisava de um apelido, algo mais fácil para não dificultar minha comunicação com os ouvintes. Então, devido à minha aparência (olhos claros, branco, loiro), fui apelidado de Branco, e até hoje sou conhecido como tal.
 
Quando e como percebeu que o que gostaria de se dedicar profissionalmente ao rádio?
Branco Lemos:
Eu sou um apaixonado por rádio. Quando criança, costumava ir à rodoviária da cidade visitar as moças que faziam os avisos no local: embarques, desembarques, atrasos, perdas de objetos... Eu achava linda suas vozes. Lembro que eu levava lanche pra elas e ficava na salinha com elas enquanto trabalhavam (risos). Então soube que o que eu queria era trabalhar com a voz. Hoje me sinto realizado de poder trabalhar com o que amo, com o que me faz feliz. É uma oportunidade que poucos tem na vida.

Você mudou para Fortaleza/CE no ano de 2001 para coordenar a rádio Cidade FM 99,1. Como surgiu a proposta? Por que te procuraram?
Branco Lemos:
Eu tenho experiência na área e números à meu favor. A proposta era de que eu reconfigurasse a programação da emissora, porque ela não estava com uma boa audiência. Tanto que quando deixei Fortaleza, para voltar para Goiânia, a rádio Cidade estava em primeiro lugar no segmento jovem.
 
 E outras propostas?
Branco Lemos:
É, existiram (risos). Fui chamado para trabalhar em outros estados do Brasil e até mesmo em outros paises, como Portugal, Estados Unidos.
 
Por que não aceitou?
Branco Lemos:
Eu amo meu trabalho, minha profissão. Tive a sorte de poder trabalhar com o que gosto. Então sempre que estou no ar, falando para meus ouvintes, não me sinto trabalhando: é como se estivesse me divertindo, como num momento de lazer. Mas, acima disso, tenho minha família. Amo minha esposa e meus filhos antes de qualquer outra coisa. Então, se recebo uma proposta onde não posso levá-los comigo, não vou.

Hoje você é diretor executivo da Rede Sucesso FM, uma rádio sertaneja. Como foi a experiência de parar de trabalhar em rádios de segmento jovem e ir para uma rede de rádio sertaneja?
Branco Lemos:
Eu exerço funções, na Sucesso,  como locutor  e vendedor de mídias. Também coordeno funcionários e toda a parte artística da rádio. Sugiro: como os locutores devem falar no ar: mais rápido, mais moderno, mais jovem, sem enrolação, sem atraso, que inclusive é a proposta da Rede Sucesso. O que eu amo é ser locutor, então as outras funções são “ossos do ofício”. Não tive dificuldades pra me adaptar, a não ser a mudança da programação musical, os artistas que entrevisto, o público alvo... São outras pessoas agora. Mas não foi nenhum obstáculo. Inclusive gosto muito. É uma ótima experiência de trabalho.
 
Você pode nos adiantar alguma novidade para os ouvintes goianos?

Branco Lemos: (Gargalha) Posso sim! Vem aí, para Goiânia, a rádio Mix FM. Uma rede de rádio paulista. A Mix conquista os primeiros lugares no segmento em todas as grandes cidades onde concorre diretamente com as grandes redes, como a Transamérica e a Jovem Pan. Agora os ouvintes terão outra opção de rádio jovem de qualidade. E isso antes do fim do ano! Aguardem!
 

Source: Facomb