Música influi na personalidade
Por Thaís Tarelho
Professor de redação, músico e escritor, Guga Valente, 32, é formado em Letras, pela Universidade Federal de Goiás. Adepto ao estilo punk, Guga acredita na adolescência atuante, capaz de fazer um futuro melhor. Como professor, mostra sua preocupação social na formação dos adolescentes e o valor da cultura, seja ela formal ou informal.
Dono de um humor irônico e uma linguagem ácida, Guga coloca em seus textos e músicas a indignação com o atual sistema político-econômico ao qual estamos submetidos e as suas impressões sobre o mundo e o cotidiano.
A descoberta
Como a maioria dos jovens, Guga só descobriu seu interesse pela música quando era adolescente. Até então, ouvia o que a mãe e as irmãs escutavam, mas que não foram suficientes para influenciá-lo. Sua primeira referência musical foi o metal, passando depois ao punk dos anos 1994. Desde então, Guga adotou as influências punk como música/comportamento/atitude que mais o influenciam até hoje.
O atual integrante das bandas Sangue Seco e Trissônicos ressalta a importância de eventos como o Goiânia Noise e o Vaca Amarela para a produção local do rock. Para Guga, o show vai além da produção, pois existe o papel do rock como fator na mudança de atitude do adolescente, que deve “sair do status quo e pensar em outras possibilidades”.
Influência na educação
Guga credita como fator crucial na sua escolha profissional, a possibilidade de atingir mais pessoas com suas idéias sobre formação discursiva. Em contrapartida à postura séria, a música é o espaço onde ele fala de qualquer jeito, sem se preocupar com formalidades, para o professor, a música sempre foi um hobbie, um espaço onde pode expressar suas idéias e sentimentos.
O professor afirma que o adolescente deve ter a consciência de que apenas falar de sua vida no Twitter não vai mudar muita coisa. Para Guga, o adolescente é o vetor para a construção da sociedade. No entanto, esse personagem capaz de promover mudanças precisa pensar por si só e nesse sentido, a música surge como uma rica fonte de metáforas e poesia.
Fonte: Facomb