Yasmin Santos Cruz foi contemplada no programa de bolsas para mulheres negras do 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo

Estudante da FIC é selecionada para ser bolsista em congresso internacional

Yasmin Santos Cruz foi contemplada no programa de bolsas para mulheres negras do 20º Congresso Internacional  de Jornalismo Investigativo

Maria Pilar Paz*

A estudante Yasmin Santos Cruz, do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (FIC/UFG), foi contemplada com uma das 30 bolsas integrais oferecidas pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), para participar do 20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. O evento ocorre entre os dias 10 e 13 de julho, na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo.

Yasmin Santos Cruz foi contemplada no programa de bolsas para mulheres negras do 20º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Yasmin Santos (Acervo Pessoal)

A iniciativa tem o objetivo de contribuir para a ampliação de oportunidades em espaços acadêmicos e profissionais para as futuras jornalistas. O programa de bolsas integra uma política de ações afirmativas iniciada em 2022 pela Abraji, e é patrocinado pela jornalista Basília Rodrigues, pela Fundação Lemann e pelo YouTube Brasil.

Processo seletivo

A comissão avaliadora considerou critérios como trajetória acadêmica e profissional, engajamento com o jornalismo, justificativa de interesse e representatividade regional. Yasmin Santos Cruz, que ingressou no curso no primeiro semestre de 2025, vê a participação no congresso como uma oportunidade única de crescimento acadêmico e de interação com jornalistas consolidados na carreira.

“Eu me senti muito realizada pela conquista. Nunca achei que seria selecionada para participar, por conta de ser uma aluna de primeiro período. Tenho muitas expectativas positivas, Pretendo participar de tudo e também contribuir, não só para a Abraji, mas também quero trazer os aprendizados para as outras pessoas que não conseguirão participar”.

O congresso está em sua 20ª edição, e a programação contará com mais de 80 atividades, incluindo painéis, oficinas práticas, mesas de debate, lançamento de livros e rodas de conversa. Os temas abordam desde o jornalismo investigativo, a cobertura de direitos humanos e as investigações sobre corrupção, até os desafios enfrentados pelas mulheres e pessoas negras no campo jornalístico.


*Estudante de jornalismo, sob orientação da Profa. Dra. Mariza Fernandes.

Categorias: NOTÍCIA capa