Mesmo sem medalhas, seleção brasileira de vôlei feminino teve bom desempenho na Liga das Nações
Resultados gera expectativas para as olimpíadas de 2024
A seleção brasileira de vôlei feminina conquistou uma campanha excepcional na classificatória da Liga das Nações. Com etapas no Brasil, China e Tailândia, as jogadoras finalizam essa fase, que aconteceu no mês de junho, invictas. Porém nem tudo aconteceu como o esperado e os resultados são duvidosos.
O vôlei feminino do Brasil surpreendeu no último campeonato antes dos jogos olímpicos de Paris. Faltando um pouco mais de um mês até as olimpíadas, as brasileiras venceram os Estados Unidos, por três sets a zero em casa, no maracanãzinho lotado, recuperando a confiança que havia sido perdida anos antes, pois a seleção não ganhava uma partida contra as norte-americanas há cinco anos, perdendo inclusive a disputa do ouro nos jogos de Tóquio, em 2021. O caminho até a fase final não foi fácil. O Brasil teve que passar por grandes seleções como a Itália, Japão, Turquia e a Polônia para manter a invencibilidade e terminar as classificatórias em primeiro lugar. No jogo contra a Turquia, vencido por três sets a zero, além da vitória, a seleção assumiu o primeiro lugar no ranking mundial. A partida entre Brasil e Polônia tinha o fator invencibilidade em jogo. Ambas as equipes estavam invictas efoi um confronto direto entre as duas melhores seleções do momento, que terminou com o triunfo brasileiro.
Com 12 vitórias na fase classificatória, a seleção chegou com grande expectativa para vencer o campeonato e levar o título de maneira inédita. Nas quartas de final, as brasileiras enfrentaram a Tailândia, que era a sede da fase final, vencendo de 3 sets a 0 e classificando para as semifinais. O confronto que levaria o Brasil à final foi contra o Japão, que sempre é um jogo muito difícil devido às táticas asiáticas que neutralizam o ataque brasileiro. A partida terminou com a derrota verde-amarela. O técnico Zé Roberto lamentou o resultado, mas elogiou as jogadoras.“Fica a sensação ruim da derrota, mas o time lutou, buscou.”
Apesar da derrota, a seleção ainda poderia garantir o terceiro lugar do pódio caso vencesse a Polônia. Na disputa pelo bronze, as brasileiras foram superadas pelas polonesas e terminaram a competição em 4° lugar em um jogo que terminou com 3 sets a 2 para as adversárias. A ponteira Júlia Bergmann afirmou que “Faltaram detalhes. A gente lutou ontem e lutou hoje de novo, mas é um campeonato longo e cansativo”.
Essa campanha histórica de 13 vitórias em 14 jogos, coloca a seleção brasileira de vôlei feminino em um nível muito alto. Para os jogos olímpicos de Paris, o Brasil precisará enfrentar velhas adversárias. O grupo é composto por Quênia, Polônia e Japão, sendo duas delas derrotas recentes, mas apesar disso as brasileiras chegam como fortes candidatas a medalha de ouro olímpica.
Escrito por: Vitória Farias
Fonte: Estudante de Jornalismo Turma 58, Vitória Farias. Notícia produzida para a disciplina Produção de Texto Jornalístico 1, ministrada pela docente Mariza Fernandes.
Categorias: laboratório