Extensão

Plataforma Inspiri: um projeto de educomunicação

Núcleo de Pesquisa em Teoria da Imagem cria plataforma digital em Pirinópolis com foco em educação e cultura.

PIRIFUTURISMO NOS PIRENEUS: Projeto de extensão do NPTI FIC UFG deixa como legado PLATAFORMA DE DIVULGAÇÃO PATRIMONIAL e uma AGENDA DE SUSTENTABILIDADE para Pirenópolis, Cocalzinho e Corumbá de Goiás

A plataforma multimídia https://inspirenopolis.weebly.com/ do Projeto INSPIRI é uma ferramenta de educomunicação aplicada à divulgação cultural e turística de Pirenópolis criada em pelo pesquisador social e artista multimídia Fred Le Blue Assis (IPPUR UFRJ) do Núcleo de Pesquisa de Teoria da Imagem e ex-aluno de Comunicação Social da FIC-UFG. Neste imagético e imaginário "portal da cidade", é possivel ter acesso a uma série de conteúdos culturais de educação patrimonial produzidos e salvaguardados pelo projeto. 
INSPIRI, em termos de pesquisa realizou uma reflexão sobre turismo, patrimônio e desenvolvimento sustentável, contando com pesquisa etnográfica visual e sonora mediada por Fred Le Blue Assis de abril a dezembro de 2022 no Centro Histórico de Pirenópolis e no Povoado de Jaranápolis. A proposta tem permitido amalgamar fragmentos de memória coletiva do anedotário socioespacial urbano e rural da cidade, "inspirado" pelo seu patrimônio arquitetônico, natural e cultural (material e imaterial). Inspiri tem divulgado, assim, também acervos tradicionais e contemporâneos de obras produzidas sobre Piri, tendo estimulado na cena cultural local a produção de novos conteúdo artísticos, jornalísticos e historiográficos sobre os seus ambientes construídos ("Pedras"), naturais ("Rios") e vividos ("Almas").
O projeto sociocultural Inspiri também coletou em 2023 sugestões e ideias para uma gestão e planejamento territorial sustentável das políticas urbanas, sanitárias, sociais, educacionais, culturais, patrimoniais,  turísticas e ambientais. Por meio da agenda colaborativa PIRI'nova, as autoridades e lideranças locais pautaram e foram pautadas nos mais diversos temas cotidianos de interesse comum, a partir de um think tank realizado com moradores de várias regiões, idades, etnias e classes sociais.

Fonte: Inspiri