Normas do estágio

Atualizado em 21/06/16 00:10.

Estágio em jornalismo

Programa de estágio acadêmico do curso de jornalismo da UFG (completo)

1. 1.     Característica geral:
  • O programa de estágio do curso de jornalismo da UFG integra o projeto político-pedagógico e a matriz curricular do curso e se orienta por preceitos de caráter acadêmico-pedagógico.

1. 2.     Quem pode estagiar e quando:
  • Todos os estudantes que estejam no 6º período do curso ou posterior e que estejam cursando ou tenham cursado a disciplina Supervisão de Estágio em Jornalismo

1. 3.     Quem não pode estagiar:
  • O aluno que não esteja no 6º período ou posterior e que não esteja matriculado ou não tenha cursado a disciplina Supervisão de Estagio em Jornalismo
  • O aluno que esteja em dependência em alguma disciplina
  • O aluno que não tenha frequência regular às atividades acadêmicas
  • O aluno que tenha exercido ou esteja exercendo irregularmente o estágio ou a profissão de jornalista

1. 4.     Preenchimento das vagas de estágio:
  • Por seleção no curso, com base no desempenho acadêmico consolidado nos semestres anteriores
  • Mediante aprovação em concurso público de estágio que atenda às normas do Programa, cuja participação é permitida a todos os alunos que ainda não estagiaram e que estejam em conformidade com o Programa
  • Ocupação de vaga inédita para o curso, conquistada pelo próprio aluno, uma vez atendidos os requisitos do Programa

1. 5.     Duração do estágio:
  • Mínimo de quatro (04) e máximo de doze (12) meses, podendo ser prorrogado por mais seis (06) meses.

1. 6.     Carga-horária semanal:
  • Quatro (04) horas diárias e vinte (20) horas semanais, realizadas de segunda a sexta-feira. As excepcionalidades serão resolvidas pela coordenação de estágio, obedecidos os parâmetros do Programa, entre os quais está o veto a atividades que ultrapassem a  carga-horária legal de trabalho do próprio jornalista profissional (cinco horas diárias).

1. 7.     Proporcionalidade entre estagiários e profissionais:
  • Visando contribuir com a proteção do mercado profissional dos próprios egressos do curso e a qualidade do estágio, o programa prevê um número máximo de estagiários por grupos de profissionais:

De 01 a 05 jornalistas: 01 estagiário;

De 06 a 10 jornalistas: até 02 estagiários;

De 11 a 20 jornalistas: até 03 estagiários;

De 21 a 40 jornalistas: até 04 estagiários;

Acima de 40 jornalistas: limite de 10%.

1. 8.     Da bolsa-auxílio:
  • Valor igual ou superior ao da bolsa de iniciação científica do PIBIC (valor de janeiro de 2012: R$ 360,00), mais vale-transporte e seguros de vida e contra acidentes.

1. 9.     Das funções do estagiário:
  • O estagiário só poderá atuar em funções jornalísticas.

10.  Do acompanhamento e da avaliação do estágio:

• As atividades do estagiário serão acompanhadas, no curso, pelo professor-coordenador ou professor-orientador da área jornalística específica e, no local do estágio, por um jornalista com formação superior em jornalismo, expressamente designado no Termo de Compromisso e no Plano de Atividades do Estagiário para a função de supervisor do estágio.

Professora Silvana Coleta Santos Pereira

Coordenadora do estágio acadêmico do curso de Jornalismo da UFG