Weby shortcut

Perfis - docentes

Atualizado em 23/08/17 09:57.

 Professores do Curso de Jornalismo da UFG

Dra. Ana Carolina Rocha Pessôa Temer - Professora das disciplinas História da Imprensa, Telejornalismo e Teorias da Comunicação. Integra o Programa de Pós-graduação da Faculdade de Informação e Comunicação – FIC, UFG, onde foi coordenadora. É doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, especialista em Sociologia pela Universidade Federal de Uberlândia e bacharel em Jornalismo pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É diretora regional da Intercom no Centro-Oeste, coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Associação Latinoamericana de Pesquisadores da Comunicação – ALAIC, e autora dos livros Notícias & Serviços nos telejornais da Rede Globo (Editora Sotese, Rio de Janeiro, 2002), Para Entender as Teorias da Comunicação (Edufu, 2009), e A televisão em busca da Interatividade (Casa das Musas, 2009).

Dra. Ângela Moraes- Jornalista formada pela UFG. Atuou profissionalmente em jornal impresso e assessoria de comunicação, tendo prestado serviços eventuais editando programas de TV e gerenciando conteúdos para websites. Possui mestrado em Linguística Aplicada, quando pesquisou sobre o uso da Internet em ambiente escolar. No doutorado, dedicou-se à análise do discurso jornalístico de vertente francesa. É membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação, Cidadania e Política. Na FIC, já ministrou aulas nas seguintes disciplinas: Teorias do Jornalismo, Produção de de Texto Jornalístico I e II, Webjornalismo e Epistemologia da comunicação. Em outras instituições, ministrou Comunicação e Cidadania, Estudos Contemporâneos de Jornalismo e Teorias da Comunicação.

Dra. Angelita Pereira de Lima - Doutora pelo Iesa/UFG (Instituto de Estudos Socio-Ambientais), possui mestrado em Educação e graduação em Jornalismo pela UFG. Foi coordenadora do curso de Jornalismo por três gestões e conduziu a reforma curricular de 2004. É pesquisadora de gênero e tráfico de seres humanos, gênero e violência, e de subjetividade, literatura e metrópole. Atua em docência com ênfase em jornalismo, comunicação cultura e cidadania, jornalismo literário e narrativas, produção de textos e jornalismo impresso. Realiza atividades de extensão voltadas para ações afirmativas, questões de gênero e direitos humanos. Atualmente coordena o grupo de estudos: Espaço, Sujeito e Existência "Dona Alzira", vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais do Iesa/UFG.

Dr. Juarez Ferraz de Maia- Iniciou seus estudos acadêmicos em 1969 no curso de Geografia da UFG. Exilado pelo regime militar, foi para o Chile e depois para a Bélgica, onde cursou Jornalismo. Possui Doutorado pela Universidade de Paris em Ciências da Informação e Comunicação (2003). Atuou profissionalmente como consultor temporário na implementação de projetos de políticas públicas pela UNESCO em Moçambique. Na faculdade, ministra aulas nas disciplinas Jornalismo Internacional e Comunicação e Cidadania.

Dr. Lisandro Magalhães Nogueira - é curador e coordenador do Cine-UFG. Desde 1989 é docente na área de Cinema na Universidade Federal de Goiás. Possui especialização em Cinema e Televisão pela ECA / USP e é Doutor em Cinema e Jornalismo pela PUC-SP. Recebeu do Conselho Estadual de Cultura o prêmio Personalidade Cultural do Ano, em 2002. Possui projeto de pesquisa em andamento sobre História do Audiovisual. É consultor de cinema do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Membro de corpo editorial do periódico Guia do Estudante. É crítico de Cinema da TV Anhanguera / Rede Globo, Lisandro ainda é autor do livro "O autor na televisão". É membro da Sociedade Brasileira de Cinema.

Dra. Luciene de Oliveira Dias- Doutora em Antropologia Social pela UnB. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás e mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Cultural Studies pela University of Arkansas (EUA). Já atuou como professora nas Faculdades Alfa, foi professora substituta da Universidade Federal do Tocantins e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Palmas, Tocantins, para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado. Atuou ainda como jornalista em veículos impressos, radiofônicos e televisivos do estado do Tocantins e em assessoria de comunicação. Ministra disciplinas de: Produção de Texto Jornalístico II, Ética da Comunicação, Jornal Impresso I ,Jornal Impresso II, Jornalismo e Diversidade Cultural, Laboratório Orientado em Iniciação Científica e Projeto de Pesquisa em Comunicação.

Dr. Luiz Signates - Professor adjunto da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás e efetivo da PUC-GO, além de consultor empresarial e político nas áreas de comunicação política, metodologia da pesquisa e educação. É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutor em Epistemologia da Comunicação pela Unisinos, Mestre em Comunicações pela Universidade de Brasília e Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisas em Comunicação, Cidadania e Política – NPCP/UFG/CNPq; do Núcleo de Pesquisas em Comunicação e Cidadania – SER/PUC-GO. Atua como professor do Mestrado e tem ministrado as disciplinas de Seminários Avançados em Mídia e Política e, atualmente, Teoria e Métodos de Pesquisa em Comunicação. Suas áreas de interesse são Epistemologia e Metodologia da Pesquisa em Comunicação; Comunicação e Imagem Pública; Comunicação e Política; Comunicação e Religiosidade; Comunicação e Cidadania.

Ms. Maria Flora RibeiroFormou-se em Jornalismo e rádio e TV pela UFG, cursou a primeira turma de especialização em Assessoria em Comunicação da FIC/UFG. Defendeu a  tese de mestrado em Educação Brasileira, com o tema: O jornalismo e a (im)possibilidade de formação sob a perspectiva da Teoria Crítica Frankfurtiana, na Faculdade de Educação da Federal. Ministra disciplinas de radiojornalismo e produção radiofônica, e ainda orienta os programas radiofônicos do laboratório de jornalismo, na Rádio Universitária da universidade.

Ms. Luana Silva Borges - Possui Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Com dissertação intitulada Corpos ex-cêntricos: o feminino e a linguagem em A cidade sitiada e em A hora da estrela, de Clarice Lispector, enveredou-se pela teoria da narrativa literária, bem como pelos estudos de gênero, relações de poder e história das mulheres. Seu foco de pesquisa é Literatura e Estudos Culturais, com ênfase, atualmente, na produção da escritora Clarice Lispector. Graduada em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo, também pela UFG, no ano de 2009, tem experiência na área de jornalismo impresso, assessoria de imprensa e jornalismo literário. Atualmente, professora visitante nas áreas de Jornalismo Impresso e Literatura.

Nilton José - Jornalista, formado pela UFG com especialização em Cuba e doutorando. Foi vice e presidente da Comissão Nacional de Melhoria do Ensino Jornalístico e participou da Cooperativa de Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás. Trabalhou em meios como a Folha de Goiás, Jornal Opção, Diário de Brasília, Top News, O Globo, O Correio do Chile e da Nicarágua, Agência Goiana de Notícias, TV Brasil Central e Rádio Universitária. Atualmente atua como coordenador e co-fundador da Magnífica Mundi e Rádio Web pela UFG, além de vincular-se ao projeto Jornalismo e Cultura de Fronteira na universidade.

Dr. Ricardo Pavan - Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992) e mestrado (2002) e doutorado (2011) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. É professor de radiojornalismo na UFG, dedicando-se especialmente ao acompanhamento pedagógico dos alunos do curso de jornalismo que desenvolvem atividades na Rádio Universitária.

Dra. Rosana Borges Formou-se em Comunicação Social com habilitação em Radialismo pela Universidade Federal de Goiás em 1996. Fez seu mestrado em Educação, e no ano de 2013 se tornou doutora pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da UFG. É professora com dedicação exclusiva à Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). Atualmente é presidente da Adufg, coordenadora da RedeIFES/UFG e gerente da TV UFG. Já trabalhou em outras instituições como a Universidade Estadual de Goiás, Câmara Municipal de Goiânia e PUC-Goiás. Já ministrou a disciplina de História da Imprensa e orientou trabalhos na Magnífica Mundi.

Ms. Salvio Juliano Peixoto Farias - Graduado em Comunicação Social / Jornalismo (1994) e em Artes Visuais/ Comunicação Visual (1999), e possui mestrado em Cultura Visual (2005), todos pela UFG. Atualmente é docente na UFG, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) e nas Faculdades Alves Faria (Alfa). Possui experiência nas áreas de Jornalismo e design gráfico editorial, com ênfase em organização gráfica e editorial de jornais, revistas e livros. É membro do Núcleo de Pesquisas em Teoria da Imagem (NPTI), ligado à UFG. Suas últimas pesquisas abrangem temas relacionados à imagem e jornalismo, artes plásticas em Goiás, ilustração editorial e história do jornalismo em Goiás.

Ms.Silvana Coleta Santos Pereira -Jornalista formada pela UFG. Professora efetiva do curso de Jornalismo da Facomb desde 1989, mestre em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da UFG e atualmente responde pela Coordenação de Imprensa da Assessoria de Comunicação da instituição. Já ministrou disciplinas na área de jornalismo impresso, Assessoria de Comunicação e Teorias do Jornalismo.

Ms.Solange Franco - Jornalista formada pela UFG, com mestrado em Geografia, na linha de estudos geo-ambientais. É chefe de Projetos Especiais da Secretaria Estadual de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás. Exerceu a chefia de Imprensa da Agência Goiana de Cultura (Secretaria de Cultura do Estado de Goiás) por dez ano,s onde foi responsável pela coordenação de divulgação de projetos como Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental - FICA em dez edições, Festival de Música Canto da Primavera (oito edições), Festival de Teatro TeNpo (sete edições), e Bienal do Livro. Na academia, ministra aulas na área de audiovisual e telejornalismo.

Listar Todas Voltar